O Cura (Circuito Urbano de Arte) é o primeiro festival de pintura em prédios em Belo Horizonte e o segundo no Brasil. O festival é uma proposta para continuar transformando o horizonte cinzento da região central da capital que começou a ganhar novas cores.
A arte pintada nos prédios já faz parte da paisagem da capital mineira apesar de ainda ser muitas vezes confundida com vandalismo.
O festival Cura tem importância na divulgação do grafite como arte urbana e procura potencializar, organizar, disciplinar e fomentar as pinturas de empenas, paredes e muros como parte da paisagem da cidade.
Ela é diferente da arte de galeria ou museu, pois é uma manifestação acessível a todos, por isso feita em um espaço público, embora sujeita a ser alterada, o objetivo é aproximar a arte da população.
Desde do dia 21 de outubro em sua sexta edição, três empenas localizadas na região central começaram a receber pinturas localizadas nos edifícios Levy na Avenida Amazonas, Savoy na Avenida Bias Fortes e Paula Ferreira na Praça Raul Soares onde também será feita uma instalação urbana criada pelo grupo Giramundo na fonte , além de uma pintura no asfalto que contorna a praça, poderão ser contempladas de perto pelo público com intervenções inspiradas na cultura indígena e a relação com a história da cidade.
Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro uma oficina de vivência será guiada por Tainá Marajoara (PA), com Patrícia Brito (MG), Mayô Pataxó (MG) e Silvia Herval (MG).
Além da divulgação acerca da arte urbana, o festival contribui para dar uma cara mais atraente para a cidade. Em meio a seus vários prédios cinzas, as cores das pinturas dos artistas saltam aos olhos de quem passa por perto de uma das grandiosas obras, conhecida por diversos nomes, como grafite, arte de rua, arte urbana.
Novas atrações e ações serão divulgadas e para ficar por dentro de tudo as informações estão disponíveis no site do Cura. Se programe, convide a família e amigos e confira esta ação de arte e cultura tão importante para nossa cidade.
Amei saber mais sobre esse festival maravilhoso!
Festival maravilhoso! Texto super informativo!
Cida Miquelão cada vez colocando-nos mais perto dos acontecimentos da moda.