TUDO SOBRE AS SEMANAS INTERNACIONAIS DE MODA VERÃO 2022

Saiba tudo que rolou nas semanas internacionais de moda verão 2022

Depois de meses de isolamento social e desfiles virtuais em meio à pandemia a temporada internacional de semanas de moda verão 2022 começando por Nova York, Londres , Milão e finalmente a última e mais esperada, a de Paris voltou ao formato presencial, embora algumas grifes ainda tenham optado por seguir o digital, ou os dois formatos ao mesmo tempo. A edição teve vários destaques, como sempre os desfiles shows deixaram registrados looks incríveis e imagens inesquecíveis em corpos diversos desfilando como nunca visto antes.


O clima de busca pela liberdade pós-pandemia, celebração e nostalgia se refletiu nas passarelas através das roupas e escolhas de cores, bem como na maquiagem e cabelo, texturas diferenciadas e resgaste de décadas passadas como a 60, 90 e 2000, com cores vibrantes, o color block como na coleção da Dior ( que trouxe os anos 60) demonstra um resgaste ao otimismo, vem sendo chamada de “moda dopamina” por levantar o humor imediatamente.


Looks com brilho como protagonista foi explorado pela Chanel entre outras marcas, a moda pós-pandemia vem carregada e repleta de paetês (em tons neutros e coloridos) apareceram não só em roupas para festa, mas também em peças mais casuais, refletindo uma esperança por dias melhores. Tendências de recortes ( aaahh, essa foi a coincidência fashion da vez!) exibiram pele a mostra , depois de mais de um ano de isolamento social, despontam como referência na moda traduzindo a necessidade e saudades do contato humano, e um dos hits foram os vestidos e tops cheios de recortes assimétricos e inusitados na região superior do corpo, que foram destaque nas coleções de várias marcas, mostrando um ar de sensualidade.

O styling top com calça nas passarelas das semanas de moda trouxeram a tendência máxima para a temporada de verão. O top de biquíni (e variações da peça) agora vai além das areias e passa a ser usado com calça, ou por baixo de um blazer, que apareceu também na versão vestido. O styling dominou os desfiles de Milão, aparecendo em marcas como Fendi, Etro, Missoni e Versace, e também em Paris nas apresentações da Coperni e Courreges.

A década anos 2000 com um clima de nostalgia tomou conta do desfile da Blumarine, repleto de referências aos looks das it-girls que eram consideradas ícones de estilo na década. Do top de tiras de Paris Hilton, passando pelo vestido jeans de Britney Spears à micro saia de Christina Aguilera, mais uma vez enaltece o passado e inspira o futuro.

Teve também muita transparência, lingerie à mostra e mini vestidos em tiras de couro recortadas. A passarela mais inusitada e criativa foi a da Balenciaga que extrapolou os limites do que pode ser um desfile na semana de moda de Paris. O verão 2022 da grife trocou a tradicional passarela por um tapete vermelho exibido em tempo real em um enorme telão no Théatre du Châtelet.

No casting, personalidades como Naomi Campbell, Elliot Page, Amber Valletta e Juergen Teller se misturavam aos convidados, em looks carregados dos códigos da Balenciaga de Demna: ombros marcados, texturas, volumes exagerados e muito preto.

Ao final, a maior surpresa da Balenciaga: um episodio exclusivo dos Simpsons propondo assim uma nova linguagem de moda chamada de metalinguística pela imprensa internacional com os personagens do Simpsons desfilando com as peças da coleção em um fashion filme trazendo a tona o prenúncio de uma coleção de skins (roupas virtuais) exclusivas e novas possibilidades inimagináveis para o universo fashion.

Balenciaga apresenta sua nova coleção com um capítulo de Os Simpsons | Los Tiempos

A paleta de cores mais exibida nas passarelas, ou moda dopamina como está sendo chamada inspirando otimismo e alegria, boa parte das marcas apostou em uma cartela de cores vibrante que serão os tons da temporada verão 2022, com muito pink, tons de amarelo, laranja , Roxo, verde, azul ,e um mix de tons terrosos, além de dourado.

Nenhum comentário

  1. Amei as matérias da Cida Miquelão… texto gostoso de ler onde ela coloca de forma concisa a semana internacional de moda e a cultura k-pop . Parabénsssss pelas matérias!

  2. Adorei o que a Cida Miquelão disse em relação a semana da moda e as cores que serão usadas, teremos mais alegria nas roupas por conta das cores.
    Foi muito bem explicado tudo!

  3. Adorei a matéria!! Parabéns Cida!
    Tudo muito bem explicado e retratado com muito conhecimento! Parabéns !

    • A vanguarda e a tecnologia presentes, como sempre a moda aponta todas as tendências sociológicas. Parece que depois da crise pandêmica, a busca pela liberdade nos corpos se faz presente, além claro da virtualidade, que achei incrível!
      Nunca imaginei The Simpsons na passarela. Gratidão, estava longe destes insights!

  4. Uma alegria mais essa conquista em tempos de pandemia!Tenho saudades do cheirinho das revistas de moda, do contato com o papel ilustrando todo esse universo dos grandes lançamentos,,,mas feliz em ler seu artigo e poder reviver esse momento de resgate para o mundo!Viva as conquistas da ciência em todo planeta que nos possibilita esse reencontro tbem.por aqui!

  5. Uma alegria mais essa conquista em tempos de pandemia!Tenho saudades do cheirinho das revistas de moda, do contato com o papel ilustrando todo esse universo dos grandes lançamentos,,,mas feliz em ler seu artigo e poder reviver esse momento de resgate para o mundo!Viva as conquistas da ciência em todo planeta que nos possibilita esse reencontro tambem por aqui!

  6. Adorei a temática da matéria! Uma mistura da realidade concatenada entre a simplicidade atual com a tendência da moda. Parabéns a Cida Miquelão pela matéria.

  7. Amei. Muito antenada e com dicas maravilhosas. Parabéns e sucesso.

  8. A vanguarda e a tecnologia presentes, como sempre a moda aponta todas as tendências sociológicas. Parece que depois da crise pandêmica, a busca pela liberdade nos corpos se faz presente, além claro da virtualidade, que achei incrível!
    Nunca imaginei The Simpsons na passarela. Gratidão, estava longe destes insights!

Deixar uma resposta