Assim como os meios de comunicação evoluem (texto para o vídeo), a internet também evolui. A idealização do metaverso por Mark Zuckerberg propõe torná-la palpável, fazendo uso da VR (Realidade Virtual) e AR (Realidade Aumentada), tornando-a cada vez mais imersiva como os jogos e app que fazem o uso dessas tecnologias.

A criação desse espaço visa encurtar distâncias entre pessoas seja em uma reunião de trabalho, encontro com os amigos e outras atividades, aumentando o nível de experiência sensorial do usuário.
Para isso novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas, garantindo maior interação dos usuários com dispositivos capazes de captar reproduzir expressões faciais e até mesmo, escrever textos com o movimento das mãos.

Para a criação do metaverso estão buscando desde o início serem transparentes, mostrado como tudo funciona, as informações que são coletadas e como elas serão usadas, facilidade nos controles de segurança, controle parental para uso pelos jovens. Zuckerberg tem investido nessa área, buscando soluções antes mesmo do metaverso estar pronto, garantindo a privacidade e segurança de usuários e criadores.
Com novas tecnologias surgem novas experiencias e possibilidades para negócios e criadores, permitirão a criação de produtos digitais e estreitar cada vez mais o relacionamento entre empresas e clientes.
A segurança na hora de vender produtos digitais, e a possibilidade de revenda também estão sendo estudadas, para garantir que o criador tenha seus direitos reconhecidos e o usuário com o direito de posse de determinado produto poderá revendê-lo. Os produtos não ficarão limitados apenas a um app pois, o usuário terá a possibilidade de usar seus skins, filtros e outros produtos em todo o metaverso.
O principal foco do metaverso é conectar pessoas e vem sendo muito bem estruturado para superar obstáculos e dificuldades que ainda existem, dando maior liberdade de criação e gerando grande crescimento econômico.
Por Cácio Victor
Excelente texto. Como é importante saber sobre o metaverso, o autor do texto soube explicar de forma simples o que é e como estão pensando as possibilidades de funcionamento. Parabéns Cácio Victor!!!
Muito interessante! O metaverso sem dúvidas vai mudar nossa vida e nossas relações.