K-POP E SUA INFLUÊNCIA NA MODA

Conheça mais sobre K-POP e sua influência na moda

O Korean Pop ou K- Pop nasceu na Coreia do Sul, um país da Ásia Oriental, localizada ao sul da Península da Coreia. Após a separação das duas Coreias, o movimento cultural pós-guerra, a música local tradicional e as influências de ritmos ocidentais vindos através da internet, TV e outras mídias digitais,  como o Hip-Hop, Baladas, Dancing e Rock , enriqueceu a música popular coreana, que  desenvolveu um estilo tanto estético quanto musical únicos: o K-POP.

É um fenômeno econômico e social para o país, pois surgiu nos anos 90, em um  momento pós guerra, no  show de talentos na tv com Seo Taigi and Boys, onde mostraram influências vindas de fora. Foi um marco, daí surgiram várias bandas, gerando uma euforia pelo mundo.

A mistura de música, moda, coreografias bem elaboradas, clips coloridos e letras envolventes, conquistaram o mundo e o Brasil,  se consolidando em 2012 com PSY – Gangnam Style, fez  o K-Pop explodir no ocidente.

Gangnam Style – PSY

As bandas K-Pop com clips coloridos, explosão e mistura sonora de ritmos eletrônicos e coreografias bem marcadas, looks poderosos  com muitas cores, e  diferenciados ( se esgotavam nas lojas de moda) viralizaram. Cabelos multicoloridos e uma maquiagem leve, com um ar  angelical, marcando os olhos e a boca é usada tanto por mulheres quanto por homens.  Outras influências como a culinária e a língua começaram também a virar moda.

Bandas femininas como a SUPER  GIRL  GENERATION, repaginaram o cenário feminino “ Girl Power”, trazendo outras bandas para o cenário, como a WONDER GIRLS, BLACKPINK, TWICE, entre outras, com cabelos coloridos,  roupas e acessórios super  criativos e diferentes, e aquela make diferenciada,  fazem com que fãs se identifiquem, vendendo tudo o que elas vestem. Como bandas masculinas podemos citar a EXO, ATEEZ, TXT, e os BTS, entre outras.

Bandas de K-POP

Eles trazem também em seus looks muitas cores e estilos diversos, e uma  certa  dose de androgenia. Os BTS são sem dúvida o maior e mais popular da atualidade, arrastando multidões para seus shows, inclusive vieram ao Brasil em 2019. Eles escrevem suas próprias letras, e optam por temas que seu maior público ( os jovens) se identificam, como sentimentos, cultura, arte, com uma estética impecável.

A influência da música na moda pode funcionar como um importante catalizador de criatividade, onde a influência  dos Idols (cantores e componentes das bandas)  provocam na multidão de fãs o consumo de seus produtos, por visões criativas como o abuso das cores também nos cabelos, peças em formatos simétricos, maquiagem, muitos acessórios, deste os clássicos chaveiros, como bichos de pelúcia, plataformas e tênis nos pés, extrapolando os limites de gêneros sexuais: androgenia.

K-POP BTS

De olho neste mercado, grandes marcas como a Chanel em 2017 fotografou sua coleção Primavera com G-Dragon da banda BIG BANG. Em 2020 o Kay do EXO participou de uma seção de fotos hipnotizantes pela luxuosa   Guggi. O Idol Mino da banda WINNER  desfilou para a Louis Vitton na coleção primavera de 2020. Neste mesmo ano a Dior fez uma parceria com o BTS para desenvolver todos os figurinos da turnê, e também  uma coleção de t-shirts assinadas pela banda.

E este ano (2021) não foi diferente, quando  Rosé que  integrante da banda de K-Pop BLAKPINK e embaixadora global da YSL (Yves Saint Laurent) brilhou no Paris Fashion Week roubando a cena no desfile da marca. Atualmente os Idols  do K-Pop são um dos maiores influenciadores globais.

Moda, estilo e comportamento, podem ser percebidos nas ruas pela criatividade dos fãs. Cada Idol arrasta milhões de fãs enlouquecidos pelo mundo  e a música  como estímulo de criatividade extrapolando gêneros, trazendo a tona a androgenia. As grandes marcas de luxo de olho nesta explosão e mercado bilhonário usam a potência do Korean Pop, sua moda, estilo e comportamento: O K-Pop é um mercado em alta  pois tudo que os Idols usam se esgota em pouquíssimo tempo nas lojas em todo o mundo  como grandes influenciadores de uma geração inteira.

6 comentários

  1. Beleza, agora entendo tudo, sou KTop. Muito bom saber. Depois se puder vir aqui em casa me dar uma consultoria de moda, em dezembro, adoraria.

  2. Uma alegria mais essa conquista em tempos de pandemia!Tenho saudades do cheirinho das revistas de moda, do contato com o papel ilustrando todo esse universo dos grandes lançamentos,,,mas feliz em ler seu artigo e poder reviver esse momento de resgate para o mundo!Viva as conquistas da ciência em todo planeta que nos possibilita esse reencontro tbem por aqui!

  3. Parabéns Cida!! Muito interessante!! Não sabia dessa influência mundial da música, moda e cultura da Coreia do Sul.. arte, cultura e moda tudo junto..

  4. Agora entendi o comportamento que tenho observado nos jovens. Muito importante entender para podermos nos posicionar corretamente no mercado. Top!

Deixar uma resposta